Onigiri

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Onigiri

Mensagem por Airy em Seg Jan 04, 2010 8:58 pm


O Onigiri (お握り) também conhecido como Omusubi (おむすび) é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori.
Ele pode receber vários tipos de recheio, mas tradicionalmente é recheado com sake (Salmão frito), umeboshi, katsuobushi, ou qualquer outro tipo de ingrediente salgado ou azedo. No Japão o onigiri é encontrado em uma infinidade de lugares que vão desde lojas de conveniência, supermercados, feiras livres, casas de sushi ou até mesmo estabelecimentos especializados em onigiri chamados onigiri-ya.
Escrituras do o século XV, contam que muitos samurais guardavam bolinhas de arroz em bambus, e usavam como refeição durante as batalhas, por ser leve e de fácil transporte. Mas as origens do onigiri são muito remotas. Antes dos pauzinhos (Hashi) tornarem-se difundidos no Período Nara, o arroz foi frequentemente rolado em pequenas bolinhas para que pudesse ser servido facilmente. No Período Heian também era feito em forma retangular para que pudesse ser empilhado em uma chapa e comidos com facilidade.
Do Período Kamakura ao Período Edo, o onigiri foi usado como refeição rápida. Isso fez com que os cozinheiros apenas pensassem em como fazer uma grande quantidade de onigiris sem pensar em como servir. Este onigiri era simplesmente uma esfera de arroz temperado com sal. O nori não tornou-se popular até o Período Meiji, quando seu cultivo e a fabricação de folhas a partir dele tornaram-se extensamente difundidos no Japão.
Acreditou-se que o onigiri não poderia ser produzido com uma máquina porque a técnica de rolar o arroz era demasiada difícil para que uma máquina executasse. Nos 1980s, foi construída uma máquina que fazia onigiri em forma de triângulo. Isto foi encarado inicialmente com certo ceticismo porque, ao invés de ter o enchimento rolado do modo tradicional (para dentro), o enchimento foi posto simplesmente fazendo-se um furo no onigiri e escondendo com nori.

Receita de Onigiri
Ingredientes:
450 gr Arroz Japonês (encontra na sessão de importados do supermercados)
500 ml Água
5 cm Alga Kombu coador (encontra na sessão de importados do supermercados)

Modo de preparo do arroz

Lavar bem o arroz até que a água fique quase transparente. Deixar descansar por 30 minutos no coador, depois transferi-lo para uma panela juntamente com a água e a alga, deixar em fogo alto até ferver e depois baixar o fogo no mínimo e deixar cozinhando durante uns 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar (ainda com a panela tapada) por mais 10 minutos.

Fazer onigiri

Retirar o arroz da panela, evitando o que estiver agarrado ao fundo (se houver) e transferi-lo para um prato ou vasilha maior onde se possa espalhar o arroz (convém retirar da panela só a porção de arroz que deseja usar para que este não esfrie ou resseque, pois caso isso aconteça já não é dá pra moldar). Pegar numa xícara de chá e encher com arroz até meio ou na quantidade pretendida, fazer com os dedos uma cova no centro e encher com o recheio. Fazer um preparo de uma xícara (chá) e uma colher (sopa) de sal e lavar as mãos para modelar os onigiri. Com as mãos molhadas pode-se fazer os bolinhos redondo ou triângulares. O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos. Pode-se enrolar os onigiri com alga shiso, folhas de shiso ou cobrir com gergelim torrado. Eu enrrolei os meus com alga shiso.

Recheio

Ingredientes:
Ameixa umeboshi ou seca sem semente ou
Atum misturado com maionese, molho de soja e sumo de limão ou
Salmão ou
Ovas de salmão ou
(o gosto do cozinheiro lol o mei usei atum com creme de alho XD)

Modo de Preparo

O atum em lata deve ser misturado com maionese, ou creme de alho até que fique cremoso, e temperado com shoyu e um pouco de suco de limão.

1 xícara de chá de leite
2 dentes de alho pequenos
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de orégano
1 xícara de chá de óleo

Creme de alho
Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite, o alho , o sal e o orégano. Com o
liquidificador funcionando vá colocando o óleo devagar até
engrossar ,virar o creme.

Fonte I
Fonte II


avatar
Airy
Moderadora
Moderadora

Feminino
Número de Mensagens : 1269
Idade : 21
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori

http://dangogakuen.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum