Yakisoba

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Yakisoba

Mensagem por Airy em Dom Fev 21, 2010 8:59 am


Yakisoba (焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem chinesa, muito popular na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba japonês é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

Preparo
O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen, podendo ainda ser frito ou não.

O yakissoba chinês se mostra menos leve e mais gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

O yakisoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras mais carne frango finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de gergelim (similar ao molho de okonomiyaki). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.

Finalmente o yakisoba é posto em pratos individuais numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.

Uma alternativa para uma dieta vegetariana, estando fora de casa, é o yakisoba de legumes que é preparado sem adição de carnes e é oferecido normalmente em restaurantes de comida oriental.


No Brasil
É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Em São Paulo também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro "japonês", o yakisoba é vendido em locais públicos, posto em barraquinhas rodantes.

Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery.

Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero.

Receita

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cebola picada em pedaços grandes
- ½kg de filé de frango cortado em tiras finas
- Sal a gosto
- Molho shoyu à gosto
- 1 pires (chá cheia) de cenoura picada em rodelas finas
- 1 pires (chá cheia) de brócolis picado
- 1 pires (chá cheia) de couve-flor picado
- 1 pimentão pequeno picado em tiras finas (se desejar)
- 1 pires (chá cheia) de acelga picada em quadrados pequenos (usar mais a parte grossa da folha)
- 1 pires (chá cheia) de vagem picada
- 1 pires (chá cheia) de repolho picado em quadrados pequenos
- Água e sal para cozinhar os legumes e as verduras
- 250g de macarrão japonês (espaguetti)

Modo de Preparo
Numa panela, coloque a margarina e frite a cebola, acrescente o frango, o sal e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Acrescente o shoyo. Tem que ficar um molho. Reserve. À parte, cozinhe os legumes e as verduras juntos na água e sal, por 5 minutos mais ou menos, no ponto de "al dente". Escorra e reserve. Cozinhe o macarrão, escorra e misture ao frango, aos legumes e as verduras. Sirva quente.

Rendimento
4 Porções


avatar
Airy
Moderadora
Moderadora

Feminino
Número de Mensagens : 1269
Idade : 21
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori

http://dangogakuen.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum