Chá Verde

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Chá Verde

Mensagem por Airy em Sab Abr 24, 2010 6:23 pm


O chá verde está na moda e muito se tem falado sobre suas propriedades terapêuticas e na prevenção de doenças. O costume japonês de consumir o chá verde começou na China, com os monges budistas que foram até lá para estudar e o trouxeram de volta para o Japão como uma bebida medicinal, perto do ano de 800 a.C. Apesar de ainda precisar de muitos estudos, hoje o mundo científico já começa a aceitar o chá verde como um alimento funcional, ou seja, um alimento que além de suas propriedades nutricionais normais possuem substâncias chamadas de fitoquímicos que fazem bem à saúde e previnem as doenças.

Além de óleos voláteis e minerais, o chá contém as catequinas, que funcionam como antioxidante, e que em alguns casos pode ter efeitos 5 vezes maiores que as vitaminas C e E. Mas tem diferença tomar o chá preto ou o verde? Apesar de uma quantidade similar de flavonóides, o chá verde contém mais catequinas.

Funções atribuídas ao chá verde e às catequinas:

•Pode prevenir o câncer, fortificando o sistema imune
•Pode manter a pressão arterial em níveis normais
•Pode evitar o aumento do colesterol
•Pode estimular o sistema nervoso central por causa da cafeína
•Pode evitar o envelhecimento precoce por causa dos antioxidantes
Em 2000 também foi feita uma pesquisa pela Sociedade Americana de Ciências da Alimentação para verificar se o chá verde tinha alguma influência no emagrecimento e o resultado é que as substâncias antioxidantes, os polifenóis e a caféina que estão presentes no chá podem aumentar o gasto energético e a oxidação das gorduras.

Tanto o chá verde como o preto vem da mesma fonte, as folhas da planta Camellia sinensis. Mas na verdade a diferença entre o chá verde e o preto está no modo como suas folhas são processadas. No chá verde, as folhas são colocados sob vapor e depois secadas. Assim, os ingredientes naturais não oxidam e preservam mais os nutrientes. A maior parte do chá preto vem de plantações da Africa, Índia, SriLanka e Indonésia enquanto que o chá verde vem da China e do Japão.

Mas apesar das evidências científicas sobre os benefícios do chá estarem aumentando, ainda não são totalmente conclusivas e precisam de futuras pesquisas para sua certificação.

Em relação ao seu preparo, o único problema é que por concentrar muitas substâncias antioxidantes é uma bebida mais amarga. Para evitar isto não se deve ferver o chá, deve ser preparado sempre abaixo dos 90º. No Japão, eles fazem assim: coloca-se as folhas do chá em uma chaleira chamada de “Kyusu” e despeja-se a água fervente por cima. Deixa-se uns 3 minutos e depois é servida em uma xícara sem alças chamada “Yunomi”. Daí a pessoa segura com uma mão a xícara e coloca a outra mão por baixo dela. Normalmente é consumido quente e sem açúcar ou leite. Também não exagere na quantidade, no máximo 1 colher (sopa) para cada xícara. As folhas devem estar bem verdes pois se estiverem amarronzadas, é sinal que já estão velhas.

Dicas para consumir o chá verde:

•Na água fervente que vai ser adicionada às folhas coloque especiarias como cravo, canela, aniz-estrelado, etc
•Sirva com tirinhas de casca de laranja ou limão que foram fervidas anteriormente
•Depois de pronto adicione um pouco de suco de frutas como laranja, pêssego ou abacaxi
•Faça um ponche gelado com ele. Prepare o chá normalmente. Para cada litro de chá pronto adicione 1 xícara (chá) de frutas frescas bem picadas, 2 colheres(sopa) de hortelã fresca picada e mel à gosto. Deixe pelo menos 4 horas para ficar mais saboroso


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