Moda urbana japonesa no Mercado Mundo Mix
Qua 28 Abr 2010 - 14:20
A feira Mercado Mundo Mix (MMM), que acontece em diferentes cidades brasileiras e em Portugal, tornou-se um termômetro de tendências de moda urbana. O evento fashion nasceu em 1994 e, em 15 anos, ganhou boa reputação junto ao público alternativo. Sua primeira edição paulistana de 2010 aconteceu nos dias 25 e 26 de julho e mostrou que a cultura pop japonesa continua forte no mundo da moda.
No palco da feira, jovens vestidos como personagens de quadrinhos, animações e videogames japoneses realizaram performances e mostraram um pouco da cultura do cosplay, em que os fãs criam roupas de personagens e os interpretam. As apresentações fizeram parte da seletiva para a final do campeonato cosplay WCS 2010 - Etapa JBC Brasil, que terá sua final em julho.
Para além do cosplay, muitas marcas expuseram criações baseadas na cultura japonesa. Léa Dias, da Kung-Fu Candy, trouxe acessórios - entre anéis de pirulito e tiaras com orelhas de raposa - inspirados no estilo das garotas descoladas de Tóquio.
Voltada para o Japão tradicional, a marca Nós Furoshiki, de íris Matsusaki, expôs tecidos de furoshiki, uma técnica milenar japonesa que utiliza lenços desenhados para produzir embalagens e bolsas.
“Cada vez mais, as pessoas estão gostando de temas relacionados à cultura japonesa. Uma marca que foque nisso terá bastante respaldo, inclusive do MMM. Temos cerca de oito expositores do segmento nessa edição, e queremos cada vez mais”, diz Beto Lago, organizador do evento.
No palco da feira, jovens vestidos como personagens de quadrinhos, animações e videogames japoneses realizaram performances e mostraram um pouco da cultura do cosplay, em que os fãs criam roupas de personagens e os interpretam. As apresentações fizeram parte da seletiva para a final do campeonato cosplay WCS 2010 - Etapa JBC Brasil, que terá sua final em julho.
Para além do cosplay, muitas marcas expuseram criações baseadas na cultura japonesa. Léa Dias, da Kung-Fu Candy, trouxe acessórios - entre anéis de pirulito e tiaras com orelhas de raposa - inspirados no estilo das garotas descoladas de Tóquio.
Voltada para o Japão tradicional, a marca Nós Furoshiki, de íris Matsusaki, expôs tecidos de furoshiki, uma técnica milenar japonesa que utiliza lenços desenhados para produzir embalagens e bolsas.
“Cada vez mais, as pessoas estão gostando de temas relacionados à cultura japonesa. Uma marca que foque nisso terá bastante respaldo, inclusive do MMM. Temos cerca de oito expositores do segmento nessa edição, e queremos cada vez mais”, diz Beto Lago, organizador do evento.
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