Japanese World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Airy
Airy
Moderadora
Moderadora
Feminino
Número de Mensagens : 1268
Idade : 28
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori
http://dangogakuen.blogspot.com/

Eisâ, a dança okinawana dos taikôs Empty Eisâ, a dança okinawana dos taikôs

Ter 4 maio 2010 - 21:15
Eisâ, a dança okinawana dos taikôs Ryukyu_Koku_Matsuri_Taiko

Segundo a tradição do Obon (“Urabon-e”, do sânscrito Ullambana), que acontece em Okinawa entre os dias 13 e 15 de julho – em outras regiões do Japão ocorre em agosto – , os espíritos ancestrais voltam ao mundo dos humanos para visitar as suas famílias. Na última noite do festival, após o simbólico retorno dos espíritos ao seu mundo, grupos de pessoas dançam e cantam ao som de música folclórica, acompanhada do taikô (tambor japonês).

Típica da região de Okinawa, essa dança performática é conhecida como eisâ e sua origem está nos cantos budistas do início do século XVII, quando o monge Taichû Shônin chegou a Okinawa introduzindo preces e cantos budistas. Adaptando-os a uma linguagem mais acessível e adicionando-lhes melodia, o monge conseguiu que fossem difundidos como poemas budistas de Ryûkyû (antigo nome de Okinawa) e possíveis de serem cantados. Assim, muitos monges começaram a especializar-se nesse tipo de prece, e logo se tornou costume convidá-los para cantar os poemas aos espíritos ancestrais no Bon Odori (dança do Obon). Graças à demanda, esses monges, conhecidos por chondarâ, passaram a incrementar o canto com danças budistas.

A origem da palavra eisâ pode estar ligada à palavra wesa (), que aparece na frase Iro Iro no wesa omoro (), do capítulo 14 do livro mais antigo de Okinawa, Omoro Sôshi, uma compilação de cânticos antigos da região, escrita sob auspícios reais.

O estilo nas performances de eisâ varia por distritos. Ainda hoje, a maior parte do repertório das músicas eisâ é composta pela música folclórica okinawana, apesar de suas origens remeterem a canções de invocação a Buda, como Mamauya Nenbutsu, uma das mais populares. Mais recentemente, grupos de sôsaku eisâ (eisâ moderno) estão incorporando diversos tipos de músicas em seus repertórios, incluindo até estilos musicais do Ocidente.

Pequeno glossário do eisâ


Eisâ, a dança okinawana dos taikôs Paranku

• PÂRANKÛ: Pequeno taikô revestido por pele em apenas um dos lados.

• SHIME-DAIKO: Um pouco maior que o pârankû, é revestido nos dois lados.

Eisâ, a dança okinawana dos taikôs Shime_daiko

• HATA e HATAGASHIRA: Geralmente, as apresentações de eisâ são acompanhadas por bandeiras (hata) que faziam parte dos ritos de pedido de boas colheitas e livramento de pragas e doenças. O hata é a ligação entre o mundo dos homens e o dos espíritos e é por ele que a manifestação divina se faz presente em rituais e celebrações. O hatagashira traz a identificação de cada grupo de sôsaku eisâ.

• CHONDARÂ: Sua origem está na denominação dos monges que entoavam preces budistas de Ryûkyû. Hoje, é o nome dos animadores de público que circulam entre os participantes em uma apresentação de sôsaku eisâ.

• SANSHIN: Nome okinawano do shamisen, uma espécie de banjo de origem chinesa de três cordas, revestido com couro de cobra.

• MIN`YÔ: Como é chamada a música folclórica.

• ÔDAIKO: O maior taikô usado no eisâ. É leve, se comparado aos de outros estilos do Japão. É tocado preso ao ombro por uma fita.

Eisâ, a dança okinawana dos taikôs Odaiko
Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos