Sarney recebe ex-primeiro ministro japonês Taro Aso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sarney recebe ex-primeiro ministro japonês Taro Aso

Mensagem por Airy em Qui Maio 06, 2010 1:30 pm



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (5) a visita do deputado japonês e ex-primeiro-ministro do seu país Taro Aso, presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil. Taro Aso está em visita de cortesia, mas também em missão comercial, para falar sobre o interesse japonês em participar da licitação para compra do trem-bala que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas.

O ex-primeiro-ministro elogiou também a decisão brasileira de adotar o padrão japonês de TV digital e que, com base na escolha brasileira, vários países sul-americanos convergiram também para a mesma tecnologia. Sobre o trem-bala, Taro Aso disse ao presidente do Senado que a experiência do Japão ao sediar as Olimpíadas de 1964, em Tóquio, e em compartilhar com a Coréia do Sul a Copa do Mundo de 2002 pode ser muito útil para o Brasil.

- Tóquio tem 32 milhões de habitantes e atende a 72% dessa população com transportes coletivos, principalmente trens de alta velocidade e metrôs. Já em Los Angeles [nos Estados Unidos], só 8% da população usa transporte de massa - comparou.

O presidente Sarney disse que as relações nipo-brasileiras sempre foram muito boas, apesar da crise econômica mundial ter afetado um pouco as trocas comerciais entre os dois países.

- Mas estamos em 2010, voltando aos índices pré-crise - disse Sarney, que também elogiou o padrão nipo-brasileiro de TV digital e informou a Taro Aso que a TV Senado utiliza a tecnologia.

Taro Aso, deputado pelo Partido Liberal Democrático, foi primeiro-ministro em 2008 e 2009, um católico em um país de maioria budista, no período agudo da crise financeira e econômica internacional. Esteve no Brasil como primeiro-ministro em 2008, quando presidiu o Comitê do Ano Internacional da Imigração Japonesa para o Brasil. Antes de ser primeiro-ministro, Taro Aso havia sido chanceler de 2005 a 2007, nos governos de Shinzo Abe e Junichiro Koizumi. Segundo o consulado do Japão em São Paulo, Taro Aso, em sua gestão, providenciou o retorno ao Brasil de mais de 22 mil brasileiros dekasseguis, garantindo a cada família o equivalente a US$ 3,7 mil


avatar
Airy
Moderadora
Moderadora

Feminino
Número de Mensagens : 1269
Idade : 21
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori

http://dangogakuen.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum