Missoshiru

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Missoshiru

Mensagem por Airy em Sex Maio 14, 2010 7:41 pm

Waa! Agora à pouco eu estava tomando missoshiru e tive a idéia de postar sobre esse prato aqui. ^^


Missoshiro (em japonês: 味噌汁|) ou sopa de missô é um prato da culinária japonesa, consumido costumeiramente com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi, tofu, cebolinha; algumas vezes acrescenta-se outros legumes. O missoshiro é servido antes do prato principal e deve ser consumido quente.

A palavra missoshiru tem como significado caldo de soja fermentada, formada por duas palavras onde misso significa "soja fermentada" e shiru, "caldo".

É um tipo de remédio natural que atua como digestivo, desintoxicante e depurativo do sangue, livrando o corpo das impurezas e auxiliando na eliminação de resíduos. Os orientais creditam ao missoshiru a famosa longevidade a eles atribuída.

Ingredientes e Preparação
O misoshiru é composto por dois ingredientes principais: o dashi (caldo de pescado) que é a base da sopa e o missô (pasta feita a partir de soja) que é disolvido no dashi.

Pode-se usar vários tipos distintos de missô, o shiromiso (suave e com pouco sal), o akamiso (forte e salgado).

Algumas pessoas também acrescentam o tofu a sopa em forma de cubos mas não é um dos ingredientes fundamentais. O restante dos ingredientes ficam à gosto do cozinheiro, e pode ser qualquer tipo de verdura como repolho, cebola, cebolinha, nabo e cenoura ou outras coisas como galinha, cogumelos ou algas.

Costume
Esta sopa é um prato básico da culinária do Japão que se serve tanto no café da manhã, almoço e jantar, mas sempre acompanhado por outros pratos como arroz. Na cultura culinária japonesa o arroz ocupa o papel principal, sendo normalmente acompanhado de vários e variados pratos de menor tamanho.

Receita do Missoshiru Tradicional

Ingredientes:
-1/2 repolho fatiado fininho
-1/2 cebola picada
-1/2 litro de água
-2 colheres de sopa (bem cheia) de massa de missô escura (encontrada facilmente em diversos supermercados e lojinhas de artigos japoneses) – O sabor da massa escura é mais intenso, mas se preferir, pode usar a massa branca.
-1/2 tofu (queijo de soja japonês) picado em cubinhos
-1 pirex de cebolinha picada
-1 envelope de Hondashi (opcional) – que é um tempero à base de peixe Bonito desidratado.

Modo de Preparo:
Comece refogando o repolho e a cebola em uma panela funda. Depois que eles murcharem um pouco, acrescente todos os demais ingredientes (exceto a cebolinha) e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente o Hondashi e a cebolinha e sirva em seguida. Se preferir, acrescente um pouquinho de shoyu (molho de soja) para ressaltar o sabor.

Opção: muitas pessoas preferem trocar o repolho por um macarrão fininho a base de arroz chamado Bifun. Basta seguir os passos da receita e no momento da fervura acrescentar o macarrão.

Obs.: A minha "sábia mamãe" diz que, não se deve ferver o misso, você cozinha todos os ingredientes, acrescenta o misso e desliga logo depois, sem deixá-lo lá, fervendo, isso porque, o misso é um produto fermentado, que fermenta ainda mais quando fervido, e isso pode deixar o missoshiru muito forte.


avatar
Airy
Moderadora
Moderadora

Feminino
Número de Mensagens : 1269
Idade : 21
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori

http://dangogakuen.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Missoshiru

Mensagem por Kamui em Sab Maio 15, 2010 6:26 pm

Me lembrem de nunca comer isso.
Pois ao ter cebola e repolho. Isso iria me matar. Mas até que parece bom.
avatar
Kamui
Nivel I
Nivel I

Masculino
Número de Mensagens : 189
Idade : 27
Localização : Em casa/Família Anime.

http://familia-anime.forumeiros.com/forum.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum