Costumes Japoneses551

Costumes Japoneses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Costumes Japoneses

Mensagem por Sky em Seg Jun 22, 2009 7:23 pm

Os costumes japoneses podem ser considerados estranhos aos brasileiros. Há diferenças um tanto complexas entre os costumes da sociedade japonesa e a brasileira. O que é normal e natural entre nós, brasileiros, pode ser considerado incompreensível ou mesmo absurdo entre os japoneses.

Linguagem - Na sociedade japonesa é muito importante o uso correto de linguagem na relação entre superior e subordinado. O subordinado deve usar sempre uma linguagem mais polida. Já o superior poderá utilizar uma linguagem coloquial.

Nomes - Deve-se chamar outra pessoa sempre pelo sobrenome, seguido do sufixo san, que quer dizer senhor, senhora ou senhorita. Normalmente usa-se o nome ou apelido somente quando se tem autorização da pessoa para fazê-lo.

Cartões de visita - No Japão, a troca de cartões de visita (meishi) no primeiro encontro de negócios entre duas pessoas é praticamente obrigatório. O próprio impresso serve para esclarecer o cargo e a posição hierárquica da pessoa.

Um detalhe ao qual os brasileiros às vezes não dão atenção: o meishi deve ser entregue com as duas mãos e quem o recebe deve fazer o mesmo. Ele não deve ser dobrado ou usado para anotações, mas conservado à vista durante todo o encontro.

Celulares - Muitos costumes milenares do Pais do Sol Nascente tem sido transmitidos de geração para geração, recebendo as adaptações necesssárias a cada época. Nos últimos tempos, uma mania nacional vem causando polêmica entre os passageiros de trens: o uso do telefone celular.

Segundo reportagem veiculada pela rede de TV NHK, os conservadores defendem o silêncio sagrado nos vagões, considerado uma espécie de extensão de sua sala de estar. Já os contestadores não querem perder tempo se podem ficar ligados com o mundo, mesmo que seja pela Internet ou para jogar games enquanto viajam nos denshas (trens).

Fonte: http://www.gojapan.com.br/21_Costumes.php

Sky
Nivel II
Nivel II

Masculino
Número de Mensagens: 781
Localização: Santa Rita do Passa Quatro, de tarde em Pirassununga.

Re: Costumes Japoneses

Mensagem por chido-kun em Sab Dez 05, 2009 7:49 pm

heh, eu adotei esses costumes tem...6 meses^^
minha relaçao com os outros ficou mais forte, e eles se aproximaram tbm da cultura japonesa...
se para brasileiros pode ser estranho, entao aí esta a prova d q eu tenho uma alma japonesa, esses costumes se adequam mais à minha personalidade do q os daqui...=]
só nao tive q usar o do meishi ainda, e, eu nao ando de trem .-.

chido-kun
Nivel I
Nivel I

Masculino
Número de Mensagens: 134

Mensagem por Raidam em Dom Dez 20, 2009 8:44 am

Chido me chamaria de Mafetoni-san então?
kkkkkkkkk Lol

Legal, eu não tinha certeza de como funcionava algumas coisas aí.
sobre o celular, sempre tem os conservadores né
acho q nada a ver usar o celular no trem
contanto que não façam como alguns fazem nos onibus aqui
de colocar as músicas que gostam pra todo mundo ouvir ¬¬

A bola de borracha pode cair, as importantes, são as bolas de cristal.
(Adepto da Lição das Cinco Bolas)

Raidam
Administrador Raidam
Administrador Raidam

Masculino
Número de Mensagens: 2746

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Marvoc

Mensagem por Airy em Dom Dez 20, 2009 11:11 am

A parte do cartão, está relacionado ao nome também, meu pai costuma dizer que você tem semre de estar com o cartão à vista, para sempre chamar a pessoa pelo nome, e aiaiai que você gida errado!

Airy
Moderadora
Moderadora

Feminino
Número de Mensagens: 1269

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori

http://dangogakuen.blogspot.com/

Mensagem por Akemi-chan em Dom Dez 20, 2009 7:40 pm

Muito bom Rapha!

Tópicos assim nos aproximam mais da sociedade Japonesa e seu tradicionalismo!

=)

Neste mundo, o destino da humanidade é ser controlada por alguma entidade ou lei superior? É como se a mão de Deus pairasse sobre nós?

Ao menos é verdade... O homem não tem controle nem mesmo sobra a sua própria vontade

Convidado você é muito importante para o Japanese World!

Akemi-chan
Administradora Suzy
Administradora Suzy

Feminino
Número de Mensagens: 4267

http://japanseworld.forumeiros.com

Mensagem por Saki-kun em Dom Jan 03, 2010 9:05 pm

ah, eu quero já morei lá, eu sei bem como é...
quem assiste bastante animes, vocês podem perceber que quando alguém chama o outro apenas pelo nome, sem colocar o "kun", "chan", "san" ou "sama" o outro já fala: "yobisute ni shinai de kureru?".
no Japão, é claro, eu adotei esses costumes, porém, aqui no Brasil eu já larguei esses costumes xD Mas em fóruns, eu sempre chamo as pessoas usando o "kun", "chan", e até mesmo, tem uma garota que me ensinou a mexer no photoshop, então chamo ela de "senpai" =D

Saki-kun
Designer
Designer

Masculino
Número de Mensagens: 1011

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Saki

http://nerdnobunkasai.blogspot.com

Mensagem por Cah em Qua Jan 27, 2010 1:47 am

Ahhh *-* que tópico legal! Gostei! Eu, de uns tempos pra cá, não ando apenas vidrada nos animes, mais sim no Japão, os costumes são muito diferentes, fico imaginando como todos os japoneses conseguem fazer tudo certinho sem se esquecer de nada ._. 

Cah
Nivel II
Nivel II

Feminino
Número de Mensagens: 521

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: