Japanese World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Airy
Airy
Moderadora
Moderadora
Feminino
Número de Mensagens : 1268
Idade : 28
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori
http://dangogakuen.blogspot.com/

Flor de ameixeira anuncia fim do inverno japonês Empty Flor de ameixeira anuncia fim do inverno japonês

Qua 10 Mar 2010 - 14:50
Flor de ameixeira anuncia fim do inverno japonês Sakura01

Sinônimo de resistência e bom prenúncio, a flor de ameixeira anuncia o fim do frio rigoroso do inverno japonês, com seu perfume característico. Ela é usada como símbolo do ano novo porque sua florada coincide com o início do ano pelo antigo calendário. A data atualmente cai em fevereiro, e é nesta época que os parques e templos se enchem de pétalas brancas e rosas, e de turistas.

Hoje quando se fala em hanami – apreciação das flores – entende-se flor de cerejeira, mas antigamente este ritual era sinônimo de flores de ameixeira. Os templos xintoístas de Tenmanguu de todo o Japão são conhecidos por seus bosques de ameixeira porque Sugawara no Michizane, a quem os templos Tenmanguu são dedicados, amava suas flores mais que qualquer outra. No templo Kitano Tenmanguu, em Quioto, é celebrada a data de falecimento de Sugawara no Michizane, que foi importante político do século 9º. Na ocasião, gueixas servem convidados em cerimônia do chá em meio às ameixeiras em flor.

A ameixeira é vista como sinal de resistência porque atravessa o rigoroso inverno japonês carregado de botões. Chineses e japoneses veem nele bom prenúncio, pois suas flores desabrocham quando o frio se torna menos intenso e a primavera se aproxima. Ela é muito usada em cerâmica e estamparia, principalmente quando é relacionada ao ano novo, em pratos e recipientes das primeiras refeições do ano, em cerimônias de chá nos meses de janeiro e em quimonos femininos.

As principais variedades apresentam flores vermelhas ou brancas. Como essa combinação de cor é usada em comemorações, a flor é associada à alegria e felicidade. Muitos doces, servidos em comemorações como casamentos e noivados, têm estampada a forma da ameixeira ou sua flor.

A planta é também muito ligada ao cotidiano dos japoneses, pois é de seu fruto que se faz o umeboshi, uma das conservas mais consumidas pelos japoneses. Nem todas as variedades dão frutos, mas no Kitano Tenmanguu de Quioto os umes são colhidos para fazer as conservas vendidas na loja do próprio templo.

Flor de ameixeira anuncia fim do inverno japonês Sakura04
Cerimônia do chá é realizada em meio às ameixeiras em flor, em Kitano Tenmanguu, Quioto
Os parques mais conhecidos


Flor de ameixeira anuncia fim do inverno japonês Sakura05


Praticamente todas as províncias japonesas têm o seu bosque de ameixeiras. Os japoneses lotam os parques para ver as flores que vão da cor branca à vermelha, passando por diversas tonalidades de rosa. Há também variedades com flores amarelas.

Em Mito, o parque Kairakuen, inaugurado em 1842, possui 3.000 pés dessa planta. O espaço foi construído pela família Tokugawa e inicialmente era restrito a seus membros, nobres e monges, mas depois foi aberta à população da região. Em 1874, foi passado à administração pública e, em 1900, foi organizado o primeiro dia de apreciação das flores de ameixeira. Atualmente o parque realiza a festa entre 21 de fevereiro a 31 de março, com cerimônias do chá ao ar livre e concertos de kotô. No período da festa, as ameixeiras são iluminadas das 18 h às 20 h.

Em Tóquio, o parque Yoshino Baigou possui 25 mil pés de 120 variedades da planta. Ele fica no município de Oume, e chega a receber 300 mil visitantes durante a festa das flores de ameixeira. Uma área restrita, onde o ingresso é cobrado, é acessível a cadeirantes. A cidade, que significa “ameixa ume verde”, fica a 90 minutos de trem da capital.

Um dos jardins japoneses mais conhecidos, o Kenrokuen, em Kanazawa, província de Ishikawa, também possui pés de ameixeira. Elas começam a desabrochar no final de dezembro, e as flores vermelhas oferecem um belo contraste com a neve, que costuma cair com intensidade nessa cidade. O setor de ameixeiras de Kenrokuen tem 3.000 metros quadrados, com 140 pés de ameixeiras brancas e 60 pés de ameixeiras vermelhas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos