Japanese World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Sylar
Sylar
Nivel III
Nivel III
Masculino
Número de Mensagens : 1820
Idade : 28
Localização : let's hospício!!

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Subuya Shinot
http://www.an-mania.webs.com/

Como escrever uma fic... Empty Como escrever uma fic...

Ter 20 Jul 2010 - 19:54
Problema: quero escrever uma fic, mas não sei por onde começar.
Bom, este tópico foi criado exatamente para te ajudar! Aqui eu vou listar um guia com algumas dicas para você escrever sua fic sem (quase) nenhum problema. Quase, claro, porque é impossível criar uma fic perfeita.

1. Escrita...
A escrita é essencial para a criação de uma boa fic. Porém, se você acha que tem uma boa escrita, pule essa parte.
Por que ter uma boa escrita? Quando você escreve bem, você consegue passar o que quiser para o leitor. Muitos podem achar isso uma tarefa impossível, mas não é! O segredo (aliás, nem é segredo, mas vamos deixar esse termo mesmo) para isso é adequar sua escrita de acordo com o lugar em que vai usá-la.
Você sabe muito bem que deve cumprimentar o chefe do seu pai com um Tudo bem com o senhor? e que deve pular no seu melhor amigo com um E aí, cara, beleza?. Colocar bem as palavras dependendo do lugar onde estamos e da pessoa com quem conversamos é algo que a sociedade exige e nem enxergamos esta regra porque ela vem a nós espontaneamente. Do mesmo modo que você faz essas colocações com cuidado, você deve fazer na sua escrita.
Você não pode escrever uma redação ou uma reportagem com uma escrita do conhecido MSN (com a exceção de textos que simulem conversas de MSN e outros do tipo). Ou não pode escrever uma carta com cara de anúncio de jornal. Existe certas normas que podem e devem ser seguidas de acordo com o texto que você escreverá e com o contexto em que aplicará. Isso pode ser denominado de... A Norma Culta (sim, ela mesmo).

Trecho 1:
(exemplo de uma fic de Soul Eater)
entao maka disse pra soul
- quando eu encontrei voce, abaixou a cabeça, eu achava que finalmente tinha achado alguém especial mas voce é como todos os outros vcs homens sao todos perversos ñ passam de inutius q traem seus verdadeiros amigos agora ela tava chorando e soul continuou de cabeça baixa e por isso naum se deve confiar nos homens pq eles so fais magoar o coraçao da gente
- maka... deu uma longa pausa eu nao sabia sobre isso pq vc naum me disse antes ?. soul levantô a cabeça e disse pra ela segura na mao dele e ela foi e seguro mas eles ainda tinha problema soul se tranformou na forma de foice e atacaram a bruxa pra comer a alma dela xD
- blair nóis vamo pegá sua alma e tranforma soul na death (como é o nome mesmo?)
Trecho 2:
(exemplo de uma fic de Soul Eater)
E Maka disse para Soul:
- Quando te encontrei... - Maka abaixou a cabeça - Eu achava que finalmente havia encontrado alguém especial... Mas você não é diferente... Você é como todos os outros! - lágrimas começavam a borrar seu lindo rosto e agora ela chorava constantemente - Vocês homens não prestam, são todos perversos e não passam de inúteis que traem seus próprios amigos. - Soul continuou de cabeça baixa, pensando naquilo que ela estava falando - Eu já devia saber! Não se pode confiar nos homens porque tudo o que eles fazem é magoar o coração das pessoas. - Maka concluiu.
Soul levantou a cabeça e disse à ela:
- Maka... - deu uma longa pausa e continuou - Como eu ia saber... Se você nunca me contou!? - Soul estendeu a mão para Maka e continuou - Makaaaa! Segure a minha mão!
Maka estendeu o braço e segurou firme a mão de Soul, que consequentemente se transformou em sua forma de foice. Agora ela corria rapidamente em direção à Blair para tranformar sua alma em um ovo de Kishin (a comida preferida de Soul).
- Blair... Nós viemos roubar... A SUA ALMA! - Maka gritou.
"Soul... Não importa o que aconteça, eu lhe transformarei numa Death Scythe!" - pensou ela.
Conclusão: os dois trechos contaram a mesma estória, mas com colocações diferentes. O exagero que causei ao escrever o primeiro trecho é essencial para demonstrar algo importante: é claro que ninguém seria lerdo o suficiente para escrever daquela forma (eu acho), mas é necessário que o autor perceba que quando ele escreve algo de um modo errado, o leitor pode se confundir e ler o texto de um modo tão incompreensível quanto a "algazarra" que escrevi no trecho 1. Já no trecho 2, o leitor percebe uma certa diferença na escrita: os erros de pontuação sumiram, o contexto ficou mais objetivo e detalhado, tornando a leitura mais agradável e, além disso, desse modo o autor consegue passar o que quer ao leitor.

2. Planejamento...
É inútil querer começar uma fic do nada. Escrever uma fic não é estar em casa entediado e pensar Vou escrever uma fic. Quando você quer escrever uma fanfic, já deve ter pensado pelo menos num começo e num meio. O fim não é necessário por enquanto porque ele vai depender muito do desenrolar da estória que vai escrever. Antes de tentar uma estória, aconselho tentar um one-shot primeiro (one-shot é uma fic de capítulo único). Além de você ter uma idéia de como se escreve uma fic, você ganha experiência como autor. Mas se você for teimoso como eu, pode começar logo com uma fic "de verdade" (com mais de um capítulo, não que os one-shots não sejam de verdade, mas funciona mais ou menos assim).
Existem diversas e boas estratégias que podem ser tomadas antes de escrever uma fic. Uma das mais usadas pelos mangakás e também por escritores é uma estratégia em que primeiro se constrói um personagem e depois um cenário. É um jeito simples e fácil para criar uma fic, depois de algumas tentativas você consegue construir uma boa história e, quem sabe, sua própria estratégia.

2.1. O personagem
Às vezes, é mais fácil pensar em um personagem do que na própria estória em que o cerca. Para explicar melhor como essa construção funciona, vou dar um exemplo bem conhecido: o Naruto! Calma, calma, não pare de ler se você não gosta da série. É só um exemplo para mostrar a experiência do autor.
Todos vêm Naruto como o ninja da Aldeia da Folha que quer ser reconhecido. Na verdade, a primeira história de Naruto era um one-shot que não tinha absolutamente nada a ver com a estória atual. Não existiam ninjas nem jutsus ou algo do tipo, pois Naruto era na verdade um demônio que tinha a capacidade de se transformar num garoto e vivia num mundo mais urbanizado que o da série atual, onde humanos e demônios podiam viver em paz e harmonia.
Após o sucesso que teve com o one-shot, o autor resolveu apostar o mesmo personagem numa série. Para isso ele já tinha pensado em Naruto: um garoto encrenqueiro que quer ser reconhecido, mas dessa vez ele não seria o próprio demônio, ele somente o teria aprisionado em seu corpo. Após isso ele criou o cenário, a história e os detalhes finais para a série.
Então é aqui que eu entro e deixo a minha dica: tente imaginar um personagem antes mesmo de criar a estória, pense em suas características, seus sonhos, seu jeito e modo de ser, seus complexos, sua altura, sua idade, enfim, como ele é e tudo o que ele pensa e almeja. Planejado isso, será muito mais fácil criar o elemento da próxima etapa: o cenário.

Como escrever uma fic... Naruto3
Naruto

2.2. O cenário
Quem ou o que é o cenário? O cenário é o mundo do seu personagem (ou da sua personagem), o lugar onde ele vive. Não necessariamente o que termo que usei, "mundo", signifique as idéias do personagem ou um mundo de fantasia em que ele vive. Quando digo "mundo", quero dizer tudo aquilo que há em volta dele, ou seja, seu planeta, sua cidade (ou parecido), as pessoas, tudo juntamente com o estilo da época que você escolheu. Época? Sim, época. Por exemplo, Naruto se passa numa época estranha que nem eu sei dizer como é, porque eles têm eletricidade e tudo mais (dos tempos atuais), mas não fabricam armas, não andam de carro nem nada, vivem para ser ninjas (ou pelo menos eu acho, porque uma vez que assistia me deparei com um poste de luz e fios no meio de uma das ruas da Aldeia). Em Soul Eater, o cenário é tão maluco que o Sol dá gargalhadas e a Lua baba sangue, o que mostra que o cenário de Soul Eater é um mundo fantasioso de uma época qualquer. Outro exemplo é Mononoke, que se passa em uma época que pode ser chamada de Japão Nipônico. Mais um exemplo de época pode ser encontrado em séries como Gantz, onde a história se passa em tempos atuais, mas com alguns toques futurísticos, começando pelo método de clonagens. Ou você pode simplesmente optar por escrever sobre a época atual, o caso de séries como Michiko to Hatchin. Bem mais fácil agora, não?

Como escrever uma fic... Soul-eater1-1
Soul Eater

2.3. História e detalhes adicionais
Agora sim, essa é a parte em que você desenvolve toda uma história secundária. Secundária quer dizer história de fundo, uma história que já aconteceu (ou está acontecendo), mas que não atinge os fatos atuais (ou principais) de um modo direto. Para explicar melhor, tem a história em que o pai do Naruto aprisionou um demônio no corpo do seu próprio filho, para evitar a destruição da Aldeia da Folha. Essa é uma história secundária, por que não atinge os fatos que ocorrem depois diretamente. Por exemplo, ter um monstro aprisionado em seu corpo, não impede o Naruto de correr atrás do seu sonho.
Depois de desenvolver a história, é hora de pô-la no cenário e criar os outros personagens participantes da história. Você pode criar, por exemplo, personagens que se identifiquem com o protagonista, rivais ou até mesmo garotas de quem o protagonista goste. Esses foram só alguns exemplos de personagens com personalidade, você pode usar sua criatividade para criar os seus próprios.
Depois de feito isso, você confere o que já criou (como exemplo, o que o autor de Naruto fez):
- o protagonista, que é um ninja encrenqueiro chamado Naruto, que quer ser reconhecido e para ser notado faz idiotices e se mete em confusões;
- o cenário, que se passa num lugar fictício, numa época muito estranha (onde elementos do Japão antigo e atual habitam harmoniosamente entre si, ou pelo menos eu acho);
- a história secundária, em que a vila em que Naruto mora enfrentou um demônio muito forte chamado Kyuubi, que no final foi aprisionado, pelo próprio pai, no corpo de seu filho, Naruto;
- e... iii! Espera um pouco! Ainda está faltando alguma coisa!
Oras, o que está faltando é o objetivo da fic, é impossível escrever um fic com base em uma história secundária, sem objetivo nenhum. Escrever uma fic assim é ter certeza de que ela não vai passar nem do primeiro capítulo.
2.4. Objetivo
Essa é a etapa mais importante do planejamento. Ter um objetivo e fazer seu personagem crescer dentro do cenário (se a estória não pode evoluir e seu personagem não pode crescer, então é culpa do cenário, algo está errado nele). Essa é a hora de escolher o rumo que a estória vai tomar, decidir entre suas dúvidas e tomar, subistituir ou anular decisões quando necessário.
Exemplo de objetivo: o primeiro objetivo de Naruto é se tornar um Hokage, para isso ele precisará lutar bastante, se esforçar e enfrentar seus medos.
Logo depois de decidir quais serão os objetivos da fic, só falta formular os detalhes finais e então a fic estará pronta para começar a ser escrita.

3. Hora de escrever...
Essa é parte mais difícil de toda a construção da sua fic. Você chegou no ponto em que tem que escrever o primeiro capítulo, mas não sabe por onde você deve começar. Sossegue, não vai ser sempre assim. Depois que começar, vai ser fácil continuar. Mas agora se concentre somente em como começar e planeje bem o que escrever primeiro, dependendo muito do gênero que você escolheu.
Se for por exemplo, uma fic de ação, no primeiro capítulo você pode por um inimigo nada importante para o resto da história, só para mostrar para o leitor que você têm grandes habilidades de escrita e que pode fazer uma fic muito boa. Só não exagere muito.
Outro gênero muito comum é comédia. Nesse gênero você têm a obrigação de mostrar que sua fic é engraçada, não se preocupe muito com Vou deixar essa piada para mais tarde, porque você pode mostrar todo o seu talento logo no primeiro capítulo e ter certeza de que vai conseguir bolar piadas ou fatos mais engraçados para mais tarde, ou seja, para os próximos capítulos.
Mais outro gênero comum é romance, no romance... olha, para falar a verdade, eu não sei nada sobre romances, mas posso deixar um boa dica para esse gênero: seja muito - muito mesmo - imprevisível. Uma coisa que eu odeio quando estou lendo fics é saber prever exatamente o que vai acontecer (isso tira a graça de toda a estória, e o pior é que isso é muito mais comum nos romances). Meus amigos, a gafe mais feia de se cometer ao escrever uma fic é ser previsível, é o mesmo que o leitor saber o final antes mesmo de o autor ter escrito o primeiro capítulo.
Tenha sempre em mente que você deve fazer uma fic em que ninguém saiba “chutar” o que vai acontecer no capítulo que você ainda não escreveu, e mesmo que você não consiga escrever algo assim, tente do modo mais apelativo, mas que na maioria das vezes dá certo (é o meu caso): deixe o leitor achando que “algo” vai acontecer e o “pegue” de surpresa escrevendo o contrário do que você acha que ele pensava que aconteceria.

4. Dicas finais...
Se esforce o quanto for necessário para dar a sua fic uma boa narração (uma coisa que vejo muito é “então blah blah blah, então blah blah blah e então blah blah blah”). Existem milhões de outros termos que podem ser usados no lugar do "então" (geralmente, quando o "então" é muito usado, o seu texto se torna repetitivo demais).
Use sua criatividade e escreva algo seu, seja original. Peça a opinião dos leitores da sua fic sobre o que eles estão achando da estória, e não menospreze sugestões, tente usá-las na medida do possível.
Tente sempre estabelecer de maneira definida - mas que possa ser mudada posteriormente, exceto o protagonista - os coadjuvantes, o antagonista ("vilão") e, claro, o protagonista. Tente deixá-los em evidencia.
Tente sempre deixar um "vão" na estória, entre as tramas, com isso posteriormente você poderá surpreender seu leitor com uma diversificação das trajetórias tomadas. Isso sempre é bacana, tira a estória da mesmice.
Escolha, já no primeiro capítulo, o tipo de narração que você fará, seja ela em 1ª ou 3ª pessoa, siga-o sempre, não fique variando-o, pois, na maioria das vezes, fica "incomodo" aos "ouvidos" do leitor.
Seja lacônico, não faça rodeios, o leitor não é burro. Exemplo: Naruto passou mais de 300 episódios para descobrir que Minato era seu Pai, todos nós já sabíamos disso antes mesmo do Kishimoto escrever. Sim, o final até que poderia ter sido diferente, por isso não foi tão ruim, mas é sempre bom evitar esse tipo de situação, onde o leitor já sabe o que vai acontecer.
Não ache que tudo o que você escreve merece ser lido, releia sempre o que você escreve e aproveite somente o que você acha que é relevante. Revise o texto, se necessário, mais de cinco ou sete vezes, afim de melhorar sua narração, sua escrita, sua estória e seus erros de digitação e ortografia (aconselho a fazer isso no Microsoft Word).

Bom, essas são minhas dicas (e as do povo que está ajudando a expandir este tópico afim de te ajudar).
Deixe seus comentários e, se possível, ajude a expandir esse tópico com novas dicas e novas idéias!
E o mais importante: boa sorte ao escrever sua fic!

Como escrever uma fic... Bakuman
Bakuman
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos