Japanese World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Airy
Airy
Moderadora
Moderadora
Feminino
Número de Mensagens : 1268
Idade : 28
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori
http://dangogakuen.blogspot.com/

Yosenabe Empty Yosenabe

Seg 4 Jan 2010 - 21:12
Yosenabe C10_yosenabe2_1

O yosenabe é um tipo de nabemono luxuoso, que apresenta um ótimo equilíbrio entre os frutos do mar e da montanha. É possível saboreá-lo animadamente em um grande grupo de pessoas sem distinção de idade. Nos invernos mais gelados, aquece todo o corpo (até os ossos) e também o coração.

No preparo do yosenabe, colocam-se pedaços pequenos de carnes de ave, peixe, ostras, massa de peixe (kamaboko) e verduras na panela, acrescentando o caldo de konbu (algas) e outros temperos, em quantidade suficiente para que possa ser saboreado à medida que os ingredientes vão cozinhando. Pode ser degustado com diversos molhos.

No yosenabe, os ingredientes cozinham num caldo com tempero, e o sabor de cada ingrediente interage com os demais, criando um novo sabor. É esta a característica que o diferencia do mizutaki (edição 265), no qual o sabor de cada ingrediente é preservado.

Por ter um sabor mais acentuado, o yosenabe é apreciado na região de Kanto. Já o mizutaki é preferido pelo povo da região de Kansai, por seu sabor mais suave.

Ingredientes
8 folhas de acelga
1 cabeça de peixe olho de boi ou pargo
2 ovos
2 camarões grandes
1/2 peito de frango cozido
1 cebolinha grossa crua
200g de macarrão udon cozido
folhas de shinguiko (verdura japonesa)
1/2 cenoura
10 mariscos brancos
10 vôngoles
4 cogumelos shitake
50g de cogumelo shimeji
1/2 kamaboko (massa de peixe) fatiado
1/2 tikua (massa de peixe) fatiado
Molho Dashi
1 litro de água fervida com três algas marinhas kombu, com 2 cm de largura por 15 cm de comprimento
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de saquê
1 colher de sopa de Aji-no-Moto
1 colher de sopa de pó de peixe
Molho Ponzu
1 xícara de molho de soja
1 xícara de suco de limão
1/2 nabo
1 pimenta vermelha
cebolinha picada a gosto

Modo de preparo
1 - Cozinhe o frango e o udon separadamente. Escalde a acelga, os camarões, o peixe e os mariscos. A cebolinha, a cenoura, os cogumelos, a massa de peixe e o shinguiko não devem ser escaldados. Reserve.
2 - Corte a acelga, a omelete preparada com os ovos, o peixe, o frango, a cebolinha, o shinguiko, a cenoura e as massas de peixe em tiras. Junte o camarão, o udon, os mariscos e os cogumelos a esses ingredientes e reserve.
3 - Para fazer o molho dashi, adicione à água da fervura das algas: sal, saquê, Aji-noMoto e pó de peixe. Reserve. Prepare o molho ponzu misturando o shoyu ao suco de limão. Rale o nabo, pique a pimenta e a cebolinha e reserve.
4 - Leve os ingredientes principais e os dois molhos à mesa. Despeje o molho dashi numa panela elétrica e espere levantar fervura. Adicione então o peixe, a acelga, o frango, a cebolinha, os mariscos, os cogumelos, o camarão, a omelete, a massa de peixe e o macarrão udon. Cozinhe até liberar uma espuma acinzentada, que de ser retirada para não alterar o sabor do prato.
5 - Coloque um punhado de nabo ralado, pimenta e cebolinha no fundo de cada tchawan. Adicione quatro colheres de sopa do molho ponzu em cada uma delas e misture. Acrescente os ingredientes cozidos na panela elétrica e sirva.

Fonte I
Fonte II
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos