Japanese World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Airy
Airy
Moderadora
Moderadora
Feminino
Número de Mensagens : 1268
Idade : 28
Localização : Mundo da Lua

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Kaori
http://dangogakuen.blogspot.com/

Aikido Empty Aikido

Qui 14 Jan 2010 - 17:59
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Aikido Aikido_21

História

O AIKIDO é uma arte moderna que foi criada na década de 1940. A sua história está intrinsicamente ligada à a biografia de seu fundador Morihei Ueshiba, também conhecido por O'Sensei.

Morihei Ueshiba nasceu na cidade de Tanabe no dia 14 de Dezembro de 1883. O seu primeiro contato com as artes marciais ocorreu aos dezessete anos, em Tóquio, numa escola de Tenjin Shinyo-ryu jujutsu.

Em 1903, Ueshiba alistou-se no exército. Durante o seu serviço militar treinou um ramo da escola Yagyu, talvez Yagyu Shingan-ryu. A extensão e o conteúdo do seu estudo destas artes marciais clássicas continua a ser alvo de especulação. Entretanto, sabe-se que mesmo depois da sua saída do exército em 1906, continuou a deslocar-se a Sakai ocasionalmente, onde se situava o Dojo de Yagyu-ryu.

Em 1912, Ueshiba organizou um grupo de cinquenta e quatro famílias e liderou-as na colonização da ilha de Hokkaido. As severas condições de sobrevivência na ilha não abalaram Morihei Ueshiba. Ele era visto como um líder dos seus compatriotas de Tanabe e ajudou as novas famílias a se estabelecerem.

O acontecimento mais significativo durante esses anos, pelo menos em termos do desenvolvimento do Aikido, foi o encontro de Ueshiba com o mestre de Daito-Ryu Aikijujutsu, Sokaku Takeda, em Fevereiro de 1915.

Aos trinta e dois anos Ueshiba já era um artista marcial habilidoso. O futuro fundador do Aikido ficou fascinado com as poderosas e complicadas técnicas da arte de Takeda. Ueshiba dedicou muito tempo e dinheiro à aprendizagem de Daito-ryu, tendo convidado Takeda a viver com ele de forma a obter uma aprendizagem personalizada. Transformou-se num dos melhores alunos de Takeda, acompanhando-o muitas vezes através da ilha em viagens de ensino.

Durante a sua estadia em Hokkaido, Ueshiba recebeu de Takeda um certificado do primeiro nível de aprendizagem e adquiriu um domínio considerável da arte. O currículo de Daito-ryu que ele estudou consistia em centenas de técnicas com movimentos complexos, torções e aprisionamentos. Takeda era também um perito na utilização do sabre, shuriken e leque de ferro, entre outras armas. As técnicas do Daito-ryu de Sokaku Takeda iriam mais tarde servir de base à quase todos os movimentos do Aikido.

Em 1919, Morihei Ueshiba teve de abandonar a ilha de Hokkaido, pois o seu pai estava gravemente doente. Na viagem de regresso a Tanabe, tomou conhecimento através de um companheiro de viagem, dos poderes curativos de um extraordinário líder religioso chamado Onisaburo Deguchi. Conduzido pelo desejo de encontrar Deguchi para lhe pedir que rezasse pelo seu pai, Ueshiba desviou o seu percurso e dirigiu-se a uma pequena cidade chamada Ayabe, o centro da religião Omoto-kyo. O encontro com Onisaburo Deguchi deixou Ueshiba extremamente impressionado que tomou a decisão de ficar na cidade alguns dias.

Quando regressou a Tanabe o seu pai já havia falecido. A morte do pai abalou Ueshiba psicologicamente. Incapaz de esquecer o seu encontro com Onisaburo Deguchi, decidiu voltar a Ayabe para procurar a paz interior numa vida ascética dentro dos princípios da Omoto-kyo.

Ueshiba recomeçou a sua vida na comunidade de seguidores da religião Omoto com a sua esposa, Hatsu, a filha de 8 anos, Matsuko e os dois filhos, Takemori (com 3 anos) e Kuniharu (6 meses) que faleceram logo após a mudança para Ayabe. Abraçou entusiasticamente a vida simples dos membros da seita e depressa se tornou parte do núcleo interno de apoiantes de Deguchi. Este ficou impressionado com os conhecimentos de artes marciais de Ueshiba e encorajou-o a ensinar os seguidores interessados da religião Omoto. Isto levou à abertura da "Escola Privada Ueshiba" em sua casa, onde Ueshiba ensinou Daito-ryu Aikijujutsu.

Em 1922, Morihei Ueshiba recebeu uma visita do seu professor Sokaku Takeda. Durante esta visita, que durou 6 meses, este ensinou muitos dos membros da seita na casa de Ueshiba, tendo-lhe atribuído no final da estadia o certificado formal de ensino.

Em 1924, Deguchi convida Ueshiba para irem à Mongólia estabelecerem novo ponto de difusão da religião. Ueshiba aceita e partem juntos com um pequeno grupo de companheiros de confiança. Todavia, problemas políticos na China ocasionam grandes dificuldades. O grupo é perseguido e capturado, encarcerado e torturado. Após cinco meses de negociações, o consulado japonês consegue a libertação dos sobreviventes.

O que é o Aikido

Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o próprio fundador denominou o Aikido como sendo uma Arte da Paz:

"Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba

"O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando à vocês a não-violência." - Morihei Ueshiba

O termo Aikido é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes:

Aikido Ai - O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor.

Aikido Ki - O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.

Aikido Do - O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.

No Aikido não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes.

Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido.

Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.

Raidam
Raidam
Administrador Raidam
Administrador Raidam
Masculino
Número de Mensagens : 2750
Idade : 32
Localização : na esquina dobrada.

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Marvoc

Aikido Empty Re: Aikido

Qui 28 Jan 2010 - 12:48
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Um estilo de luta não violento... (estranho
Tá certo que pode ser considerado MENOS violento
ainda mais em comparação a esportes como Luta livre
Mas acho que entendo a linha de pensamento deles.
Eles fazem o possivel para a imobilização do adversário ao
mesmo tempo em que não o machucam.
A história do cara é mó loucura em
Aprendeu um monte de estilo de luta, e no fim as uniu a uma religião
e as deixou mais light! ;D

Bom tópico.
+ 1 Reputação
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos