Japanese World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Raidam
Raidam
Administrador Raidam
Administrador Raidam
Masculino
Número de Mensagens : 2750
Idade : 32
Localização : na esquina dobrada.

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Marvoc

Um pouco sobre Sumô Empty Um pouco sobre Sumô

Sex 1 Jan 2010 - 6:40
Sumô
Um pouco sobre Sumô 101_076_arena

A origem do sumô confunde-se com a origem mitológica do Japão. Há uma lenda que nos tempos míticos, os deuses lutavam entre si. O sumô não era apenas um esporte, mas uma forma de prever se as colheitas seriam boas através das intenções dos deuses. Relacionado aos cultos animistas, o sumô manteve a forma e adquiriu regras para se desenvolver, sem perder as características iniciais.

O sumô chegou ao Brasil com os imigrantes no início do século 20. O primeiro campeonato da modalidade realizou-se na colônia de Guatapará, no interior paulista, em 1914. Em 1962, foi criada a Federação Paulista de Sumô, e em 1998, a Confederação Brasileira de Sumô. Em 2000, o Brasil sediou o Campeonato Mundial no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Foi a primeira vez que o torneio foi disputado fora do Japão.

Curiosidade
O sumotori Willian Takahiro Higuchi treina sumô há 16 anos. Campeão brasileiro e atleta da seleção brasileira em dois Mundiais, Higuchi observa que que é notável a presença de não-nikkeis no sumô. "Algumas equipes são formadas exclusivamente por ocidentais. Numa visão ampla, pode-se dizer que se já não são a maioria, são ao menos iguais em número. Uma curiosidade: a seleção brasileira júnior, que participará do Campeonato Mundial Juvenil em Tóquio, é formada por três atletas. Somente o reserva é nikkei", revela.

Dicas
Qualquer um pode praticar sumô. Não há limites físicos, etários ou étnicos. Aquela velha história o lutador obeso não passa de mito, afinal a própria palavra "obeso", remete-nos à idéia de sedentarismo, o que obviamente não se aplica aos atletas. Isso é bem provado quando se observa um treino de sumô, tanto profissional quanto amador.

Para mim, uma das maiores barreiras para a popularização o nosso esporte é esse preconceito. A mídia teima em passar uma imagem falsa, ignorante e até ofensiva do sumô: como um encontro brutal de massas gordas num espetáculo quase circense (vide o comercial da Kaiser, por exemplo). Ela despreza todo o valor cultural dessa arte milenar que, antes de tudo, é uma das raízes do povo japonês. Portanto, é contra esse preconceito que convido vocês, jovens nikkeis, a lutarem conosco. Precisamos preservar nossas raízes.

Para praticar sumô basta entrar em contato com qualquer uma das entidades filiadas à Confederação Brasileira de Sumô (CBS). Temos associações no Pará, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Kensuke
Kensuke
Nivel III
Nivel III
Masculino
Número de Mensagens : 1834
Idade : 29
Localização : Deadwind Pass.

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Drakanoth

Um pouco sobre Sumô Empty Re: Um pouco sobre Sumô

Sex 1 Jan 2010 - 6:47
Concordo plenamente sobre respeitar culturas mitologicas japonesas,assim como o Kendô ou Sumô,e qualquer outro tipo de luta.
Assim como ele falou,a Mídia insiste em ridicularizar o Sumô.

Eu não ia querer a Capoeira,um dos simbolos históricos mais importantes do Brasil,sendo visado apenas como uma "Luta entre Negros."

Eu não estou pretendendo propagar o preconceito nem nada com a frase entre aspas acima,mas,enxergar uma cultura de outro País de forma preconceituosa,e julgar sem conhecer,é a mesma coisa.
Da mesma forma como pessoas não gostam de serem julgadas sem serem melhor conhecidas.

Por isso em muitos pontos prefiro a Cultura do Japão,eles são muito mais abertos a tudo do que o povo Brasileiro.

Ótimo tópico,sem mais.
Akemi-chan
Akemi-chan
Administradora Suzy
Administradora Suzy
Feminino
Número de Mensagens : 4266
Idade : 31
Localização : No lugar... onde provavelmente você não está -.-
https://japanseworld.forumeiros.com

Um pouco sobre Sumô Empty Re: Um pouco sobre Sumô

Seg 4 Jan 2010 - 17:49
Assim como tudo no Japão, tem um fundo mitológico... não seria diferente com as lutas
de Sumô!
rsrs

Adorei o artigo...
é seu Raidam ?
Raidam
Raidam
Administrador Raidam
Administrador Raidam
Masculino
Número de Mensagens : 2750
Idade : 32
Localização : na esquina dobrada.

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Marvoc

Um pouco sobre Sumô Empty Re: Um pouco sobre Sumô

Dom 17 Jan 2010 - 10:13
Não é meu não Suzy... Eu achei interessante e trouxe para vocês. (É, esqueci de por a fonte)
É, antes eu tinha um pré-conceito de que era uma luta de obesos...
Mas isso À uns 6 anos, antes de me interessar por jap. cult.
Mas o sumô é muito mais doq isso.
Acho um esporte super interessante.
E é legal ver que o brasil tá ganhando espaço em relação a ele.
Conteúdo patrocinado

Um pouco sobre Sumô Empty Re: Um pouco sobre Sumô

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos